A primeira rede social para os analisadores de protocolo e escovadores de bits.
Esta ferramenta é uma prova de conceito para uma simples idéia que me veio à cabeça ao
ler uma das perguntas em um grupo telegram.
Estava curtindo um restante de férias sem grana, com os filhos na escola e um tempinho sobrando
e pensei - "O que posso fazer pra me divertir? Já sei: praticar programação esportiva
".
E assim iniciei esse projeto com objetivo de concluí-lo em 1 ou 2 dias. E realmente, o cerne
ficou pronto neste tempo, mas aos poucos foi ficando mais interessante e eu gastei mais uns 2 dias
pra dar uma escovada e melhorar a apresentação.
Ela processa os dados de saída do comando "mmf" que é um utilitário do SAGE para monitoramento da camada física. O uazap104 foi projetado para trabalhar dados relativos ao protocolo IEC104. Ele decodifica as informações produzidas pelo mmf e apresenta na forma de diálogo de um aplicativo de mensagem instantânea. Tenho certeza que logo no primeiro uso você irá entender a proposta. Para começar, utilize os dados de exemplo clicando no botão. Quando quiser, é só colar os seus próprios dados na caixa de texto e clicar em 'Processar'.
Para quem se interessar pelo grupo do telegram citado, é o "SOS Automação", dedicado à troca de informações sobre sistemas de supervisão, controle e automação de usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares, subestações e centros de controle. O assunto principal geralmente são questões acerca do sistema SCADA SAGE do CEPEL.
O SAGE é uma ferramenta fantástica, e que exige tempo razoável de dedicação para seu aprendizado. E esta é apenas a primeira camada. Se quisermos nos aprofundar na pilha de conhecimento necessária para conquistarmos um conhecimento integral do setor, serão várias áreas a nos exigir esforço e dedicação, desde a eletroeletrônica, sistemas de telecomunicações, passando por redes, os diversos protocolos, os diversos fabricantes e suas famílias de dispositivos inteligentes (IED´s), e por aí vai.
Então deixo aqui registrado meu respeito e consideração por todos os amigos que trabalham nesta área tão dinâmica e importante para o avanço da sociedade. Agradeço a todos que compartilham também seus conhecimentos e recursos neste grupo ou durante os breves contatos que mantemos entre um trabalho e outro, cursos e eventos pelo país afora. E peço, se for possível, deixar seu comentário, observação ou crítica, para que possamos aos poucos, melhorar ou implementar novos recursos. Se quiser também de alguma forma contribuir com o projeto, é só mandar um uazap104 que sua mensagem chegará até mim. 👍
Para quem não me conhece, meu nome é Alexandre Freitas. Atualmente trabalho na Eletrobrás Furnas, na subestação de Barro Alto, um ponto nevrálgico no Sistema Interligado Nacional , na manutenção eletroeletrônica. Sou também analista de sistemas, apaixonado por tecnologia e programação de computadores.